Aprenda a fazer um delicioso bolo Marta Rocha

Conheça a receita e a história de origem curitibana desse bolo tão gostoso

Por: Job Space

Marta Rocha foi a vencedora do concurso Miss Brasil na década de 50, garantindo assim sua participação ao concorrido prêmio de Miss Universo. Acabou ficando em segundo lugar na competição global, porém foi considerada vencedora pelos brasileiros devido sua beleza e simpatia. A modelo tinha um tom de pele claro, olhos azuis e cabelos loiros cacheados. Em Curitiba, a confeiteira Dair da Costa Terzado buscou inspiração na imagem da miss e criou o doce para fazer uma homenagem a Marta Rocha. 

Ingredientes

Massa do bolo: 

7 ovos (claras e gemas separadas) 

1 xícara de açúcar  

1 xícara de farinha de trigo  

3 colheres de chocolate em pó 

Creme de gemas: 

6 gemas 

2 colheres de Maisena 

1 xícara de água 

½ xícara de leite 

1 colher de manteiga 

1 xícara de açúcar 

Suspiro: 

2 xícaras de açúcar 

3 claras 

Crocante de nozes: 

1 xícara de nozes picadas 

1 xícara de açúcar 

Creme chantilly: 

½ litro de creme de leite fresco 

4 colheres (sopa) de açúcar 

Para decorar: 

Geleia de ameixa ou damasco 

Fios de ovos 

Modo de preparo

Massa do bolo: 

Bata as claras em neve até conseguir picos firmes. Coloque as gemas, uma de cada vez, depois adicione açúcar e bata por 5 minutos. Peneire farinha de trigo sobre a massa mexendo delicadamente. Divida a massa em duas partes. Em uma das partes, acrescente o chocolate e misture. Coloque as massas em formas de 25 cm de diâmetro, bem untadas e forradas com papel manteiga. Asse em forno pré-aquecido (200°) por 30 minutos. Deixe descansar por cerca de 10 minutos, desenforme e deixe esfriando. 

Creme de gemas: 

Misture as gemas com o açúcar e a Maisena. Aqueça o leite e a água numa panela. Antes de ferver, tire do fogo e junte um pouco à mistura das gemas. Volte a panela ao fogo e junte as gemas restantes, mexendo sem parar até engrossar. Retire do fogo, junte a manteiga e reserve. 

Suspiro: 

Bata as claras em neve e acrescente açúcar aos poucos, bata por 10 minutos, até formar um suspiro bem consistente. Sobre o fundo de uma forma de 25 cm de diâmetro, untada e forrada com papel manteiga, espalhe o suspiro com uma espátula ou saco de confeitar. Asse em forno (100°) por 1 hora com a porta entreaberta. 

Creme chantilly: 

Leve creme de leite gelado com o açúcar à batedeira, comece em velocidade baixa e depois aumente até engrossar, desligando imediatamente.

Crocante de nozes: 

Leve o açúcar ao fogo e mexa até obter um caramelo. Adicione as nozes picadas, misture e retire do fogo. Despeje sobre uma superfície untada com manteiga, espalhe bem e deixe esfriar. Depois de frio, triture tudo em pequenos pedaços. 

Montagem: 

Sobre o prato coloque primeiro o bolo de chocolate, espalhando em seguida o creme de gemas. Distribua o crocante de nozes. Sobreponha o suspiro e espalhe metade do chantilly. 

Coloque o bolo branco e pincele com a geleia escolhida. Termine com o restante do chantilly e fios de ovos. Decore com cerejas ou com damascos. 

Pronto, agora é só separar aquela fatia generosa e aproveitar essa delícia.

 

 

*Reprodução de imagem: revista sabores do sul

 


Tags: bolo marta rocha, padeiri