MASSA CHOUX – Dicas para preparar

A massa Choux é uma receita básica para fazer uma variedade de doces, sobremesas e pratos principais. Saiba mais sobre ela no blog!

Por: Padeirito

A massa Choux (Patê à Choux) é uma receita básica para fazer uma variedade de doces, sobremesas e pratos principais. Muitas pessoas conhecem o profiteroles, croquembouche e vários outros doces. Mas essa massa em específico e muito versátil e pode ser assada em diversos formatos e estilos. Com ela você pode fazer carolinas, bombas e até mesmo churros.

 

A receita, criada no séc. XVI, pelo pasteleiro da corte de Catarina de Médici, é mais simples do que possa parecer e tem em si a delicadeza e requinte característicos da refinada pastelaria francesa. Veja abaixo alguns segredos para o preparo e arrase na confeitaria em casa:

 

Água ou leite: as receitas mais clássicas da "pâte à choux" levam água, enquanto outras levam leite e algumas até combinam os dois ingredientes. A água deixa a massa mais leve e crocante, enquanto o leite deixa a massa mais macia e dá mais sabor. Se você quiser misturar os dois, use três partes de água para uma parte de leite.

 

Um ovo de cada vez: uma receita leva cerca de quatro ovos, mas é importante que você adicione um de cada vez e bata bem até que ele seja incorporado à massa antes de adicionar o próximo. Lembre-se de deixar a massa esfriar antes de colocar os ovos, para que eles não cozinhem.

 

Teste da massa: para descobrir se a sua massa está na consistência certa, coloque um pouco entre o polegar e o indicador e depois abra os dedos. A massa deverá se alongar e não se separar. A sua massa pode não estar no ponto certo por causa do tamanho dos ovos. Neste caso, adicione aos poucos uma clara, até que a massa atinja a consistência certa.

 

Recheio: para rechear, você pode tanto fazer um furo no fundo da massa ou cortá-la. Prefira recheios cremosos, para não amolecer a massa. Normalmente chantilly, doce de leite e creme de confeiteiro são os mais utilizados. Se você quiser algo mais inusitado, há a opção de aromatizar o creme de confeiteiro com chocolate, café, chá ou essências. Com essas dicas, ficará mais fácil acertar a sua massa Choux! Depois conte pra gente nos comentários qual receita você vai preparar primeiro utilizando as nossas dicas.


Tags: padeirito, confeitaria