O Chantilly Perfeito

Quem trabalha com confeitaria sabe que o chantilly é usado para muitas receitas mas chegar no seu ponto certo pode ser complicado. Sabendo disso separamos algumas dicas para você ficar expert nisso. Vem conferir!

Por: Padeirito

Quando foi a última vez que você bateu chantilly à mão? Sabia que essa é a melhor maneira para obter o ponto perfeito do chantilly? Pois é, se quiser aprender, confira as dicas que separamos abaixo:

 

Geladíssimo: que o creme de leite fresco deve estar gelado antes de começar a fazer o chantilly você provavelmente já sabia. Mas se a tigela (de preferência de metal) e o batedor de arame também estiverem gelados o creme ficará pronto mais rápido.

 

Evite bater muito: o chantilly ficará pronto quando atingir picos, ou seja, quando você levantar o creme com uma espátula ou com o batedor de arame e ele não cair. Se bater mais além desse ponto, corre o risco de seu chantilly virar manteiga.

 

Personalize com sabores diferentes: a maioria das pessoas coloca açúcar para deixar o chantilly doce, mas existem outras opções para dar sabor ao creme. Experimente usar baunilha, mel, licor, raspas de frutas cítricas como laranja e limão, gengibre, água de rosas ou de flor de laranjeira. O momento ideal para aromatizar o chantilly é quando ele começar a engrossar. Depois, bata normalmente até atingir os picos.

 

Programe-se e prepare com antecedência: se você não quer ficar na cozinha batendo o chantilly enquanto os seus convidados esperam pela sobremesa, não tem problema. Você pode fazer o creme até 24 horas antes de servir, contanto que deixe-o tampado na geladeira.


Tags: padeirito, confeitaria