Temperagem do chocolate: você sabe o que é?

A temperagem do chocolate, não se trata de adicionar condimentos e temperos ao chocolate para deixá-lo mais saboroso.

Por: Padeirito

A temperagem do chocolate, diferente do “temperar” tradicional de outros alimentos, não se trata de adicionar condimentos e temperos ao chocolate para deixá-lo mais saboroso. A temperagem é um processo de derretimento do chocolate que pode ser feita tanto em banho-maria quanto no microondas. O chocolate deve ser derretido em uma temperatura entre 45 e 50 graus, para que o possa ser moldado no formato desejado. Mexer a cada trinta segundos é essencial!

 

Uma boa temperagem garante um chocolate bonito, brilhante, saboroso, de fácil moldagem e que derreta na boca. Durante o procedimento, a manteiga de cacau do chocolate assume uma forma cristalina estável, que garante um acabamento perfeito do produto com um brilho acetinado e uma quebra (som) deliciosa. Isso também faz o chocolate contrair durante o resfriamento, o que facilita bastante para desenformar.

 

Existem várias formas de executar esse processo, algumas mais simples e indicadas para quem produz chocolates caseiros, e outras mais complexas, geralmente realizadas em estabelecimentos comerciais e por quem produz chocolates em grande quantidade.

 

Esse procedimento deve ser utilizado na hora de preparar bombons recheados ou maciços, trufas e também em Ovos de Páscoa. Garanta que os seus produtos cristalizem de forma correta, fiquem brilhosos após o endurecimento e não derretam com facilidade caprichando na temperagem. É um processo trabalhoso, mas muito importante para a qualidade do seu chocolate!


Tags: padeirito, temperagem