Bolo de biscoito em formato de número

Os bolos de biscoito em formato de número são a nova tendência da confeitaria para este ano, portanto, mais uma opção para começar a praticar e oferecer aos seus clientes!

Por: Padeirito

Os bolos de biscoito em formato de número são a nova tendência da confeitaria para este ano, portanto, mais uma opção para começar a praticar e oferecer aos seus clientes!

 

Pelo fato de esta ser uma tendência internacional, as formas de bolo no formato de números ainda não são populares no Brasil, por isso você pode ter dificuldade em encontrá-las. Mas como alternativa, você pode recortar as massas e montar seus bolos.

 

Além disso, como você viu no título, o bolo não é feito com uma massa de bolo tradicional, mas sim, uma massa de biscoito, fininha, que vamos te ensinar a fazer agora. Acompanhe e faça a sua para começar a testar.

 

Receita de bolo de biscoito em formato de número

Esta receita rende 2 números do tamanho de uma folha A4.

 

Ingredientes para a massa:

400 g de farinha de trigo

160 g de açúcar impalpável

240 g de manteiga gelada

1 ovo    

1 colher de chá de essência de baunilha

1 pitada de sal

 

Modo de preparo:

Coloque na batedeira a manteiga e o açúcar e bata em velocidade baixa apenas para misturar. Assim que virar uma mistura ainda dura, como a manteiga estava no início, desligue a batedeira. Acrescente o ovo e volte a bater por cerca de 30 segundos até que misture por completo. Dessa vez, a mistura vai crescer e soltar um pouco mais.

 

Feito isso é hora de acrescentar o sal, a essência de baunilha e o trigo. Volte a bater por cerca de 1 minutos, começando em velocidade baixa para não espalhar para fora do bowl da batedeira. Retire a massa para uma bancada e faça movimentos de sova para que ela fique lisa. Não é necessário amassar por muito tempo, cerca de 10 segundos são suficientes.

 

Transfira a massa para cima de um plástico não aderente e coloque outro pedaço de plástico por cima. Com auxílio de um rolo, estique a massa até que fique com uma espessura de mais ou menos meio centímetro. 

 

Agora é hora de recortar. Para que o número fique no formato perfeito você pode fazer o molde no computador e imprimir. Esta folha com o número impresso você vai recortar e usar como molde sobre a massa. Retire o plástico que está por cima da massa e coloque o molde do número. Depois é só recortar com uma carretilha ou uma faca que corte fácil. Unte uma forma com papel manteiga e transfira o número para a forma com a ajuda do plástico, retirando-o logo em seguida. Leve para assar a 180 graus por cerca de 15-20 minutos. Fique de olho para não queimar!

 

Você terá que fazer duas vezes o mesmo número, pois uma massa é para a base e a outra para cobrir o recheio. Feito isso e com a massa fria, é hora de rechear e decorar. É importante que a massa esteja fria, pois se manuseá-la quente há risco de quebrar.

 

Creme do recheio:

Este é um creme de chocolate branco com leite em pó delicioso.

 

Ingredientes:

1 litro de leite

80 g de amido

60 g de farinha de trigo

300 g de chocolate branco

2 latas de leite condensado

60 g de margarina

200 g de leite em pó

150 g de chantilly

 

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes na panela e leve ao fogo. Mexa até que levante fervura e ganhe consistência de um creme grosso, mas que ainda esteja molinho para poder fazer os perlês depois. Transfira para um refratário, cubra com um plástico e leve para gelar.

 

Depois de gelado, coloque o chantilly na batedeira e bata bem. Vá acrescentando o creme preparado para ficar em consistência de mousse. Quando estiver pronto, coloque o creme num saco de confeitar utilizando bico 2ª e comece a fazer os perlês nos biscoitos. Finalizados os perlês por todo o número, coloque a outra parte do mesmo número por cima.

 

Creme da cobertura:

Este creme de cream cheese com chocolate branco complementa perfeitamente com o recheio.

 

Ingredientes:

300 g de chocolate branco nobre

200 g de cream cheese

150 de creme de leite fresco

5 g de gelatina incolor

 

Modo de preparo:

Derreta o chocolate branco em banho-maria ou no micro-ondas e deixe esfriar em temperatura ambiente. Bata o creme de leite fresco na batedeira. Quando estiver bem batido, acrescente o chocolate, o cream cheese e a gelatina já dissolvida em água.

 

Quando estiver bem misturado, transfira para um refratário e deixe descansar na geladeira. Na hora de usar, coloque no saco de confeitar e utilize bico 6 B. Cubra a parte superior do número, da mesma forma que fez com a parte da base. Deixe as laterais aparecendo, sem cobertura.

 

Feito isso é só decorar seu bolo com frutas vermelhas frescas e flores naturais. Faça a combinação que mais gostar e está pronto o seu bolo de biscoito em formato de número. Agora é só usar a criatividade para fazer outros modelos, com recheios e decorações variadas e começar a lucrar com essa nova tendência.


Tags: padeirito, confeitaria