Faça seu próprio chocolate tipo Belga vegano

Ofereça chocolates para seus clientes vegetarianos e veganos, e para aqueles que preferem uma versão com 50% cacau!

Por: Padeirito

Que tal oferecer chocolates para seus clientes vegetarianos e veganos, e também para aqueles que preferem uma versão mais saudável com 50% cacau? Essa pode ser a sua linha caseira exclusiva, para agregar valor ao seu produto!

Se você quer refinar a sua confeitaria caseira, fazer o próprio chocolate é uma ótima ideia! Neste artigo vamos ensinar a fazer um chocolate delicioso, tipo Belga, com manteiga de cacau e adoçante, perfeito para os clientes mais existentes. A receita é do canal Red Berry.

 

Os ingredientes que você vai utilizar são:

- 250 g de manteiga de cacau pura Callebaut + 5 g para a temperagem ao final;

- 125 g de cacau puro em pó;

- 1 colher de chá de extrato de baunilha (medidor culinário);

- 2 xícaras de chá de adoçante em pó;

- Termômetro culinário;

- Balança culinária;

- Forma quadrada (20 x 20);

- Papel manteiga para forra a forma.

 

Importante: você deve pesar o cacau na balança e as 125 g serão equivalentes a duas xícaras de chá (do medidor culinário, não da xícara de cozinha). Então use as mesmas duas xícaras para o adoçante, sem pesá-lo, pois ele não tem a mesma densidade que o cacau. Esta medida é para o adoçante que adoça proporções de 1 para 1. Veja no rótulo da marca que escolher.

 

Modo de fazer:

1- Comece separando todos os ingredientes em suas medidas adequadas.

2 – Em um bowl, misture o cacau e o adoçante.

3 – Em uma tigela de vidro, coloque a manteiga de cacau. Leve ao fogo uma panela com água para ferver, desligue o fogo quando ferver e coloque a tigela de manteiga de cacau em cima para derretê-la em banho-maria. Vai ficar como uma manteiga comum, bem amarelinha.

4 – Misture a manteiga de cacau no bowl com o cacau e o adoçante e mexa delicadamente com um fouet até ficar completamente homogêneo e liso.

5 - Acrescente a colher de chá de extrato de baunilha e misture bem. Ela vai agregar tanto no sabor quanto no aroma do seu chocolate. Não use essência, pois o extrato é baunilha 100% natural e o resultado será de melhor qualidade.

6 – Leve a mistura para a batedeira, com batedor fouet ou balão, e deixe bater durante 20 minutos para oxigenar e dar a textura e sabor profissional que você deseja, fazendo seu chocolate derreter na boca.

7 – O próximo passo é a temperagem, para seu chocolate só derreter na boca, e não fora dela.

 

Sobre a temperagem: A técnica de temperagem usada será a Mycryo, da Callebaut, especial para a manteiga de cacau belga em pó dessa marca (que você já usou na receita).

Ela possui apenas cristais estáveis na sua composição e quando é adicionada ao chocolate derretido desencadeia uma reação que vai estabilizando os cristais do mesmo de maneira uniforme, resultando na sua temperagem. A proporção de uso é de 10g de Mycryo para 1kg de chocolate (1%).

 

8 - Então, quando tirar a massa de chocolate já feita da batedeira, coloque em uma tigela de vidro e faça um banho-maria. Use o termômetro para medir quando o chocolate chegar a exatos 45 graus. Cuidado para não ultrapassar e queimar ou você perderá tudo o que fez até aqui, por isso, isso fogo mais baixo possível e não deixe a água da panela encostar na tigela.

9 - Após derreter o chocolate, tire do banho-maria e deixe-o em repouso em temperatura ambiente até atingir 34 graus.

10 - Acrescente as 5 g de Mycryo (a mesma manteiga de cacau usada na receita toda) e misture bem até atingir a temperatura de 31 graus.

11 – Forre a forma com o papel manteiga, preencha com o chocolate e leve para a geladeira até que ele endureça completamente. Cuidado para não deixá-lo na mesma geladeira ou junto com alimentos que possam passar o cheio ou o gosto para o chocolate.

12 – Quando o chocolate estiver bem sólido, desenforme e está pronto para usar. Se quiser já pode colocá-lo no formato desejado ao invés da forma antes de levar para gelar, além de misturar nuts a gosto, como oleaginosas e frutas cristalizadas.

13 - Para utilizar em outros momentos e dar outra forma ao chocolate, mantenha-o na geladeira e aqueça ligeiramente e mantenha o chocolate na temperatura de 34 graus.

 

Faça seus testes e torne-se referência na chocolateria, elevando o seu nível de sucesso e garantindo a total satisfação dos seus clientes!


Tags: padeirito, chocolate