Aumente suas vendas com produtos saudáveis

Com a grande onda de alimentação funcional, quem trabalha com confeitaria e panificação precisa se adaptar para aumentar as vendas.

Por: Padeirito

Com essa grande onda de alimentação funcional que estamos vivendo, quem trabalha com confeitaria e panificação precisa se adaptar para continuar aumentando as vendas.

Mesmo os produtos mais tradicionais, como bolos de festa e brigadeiros, já têm suas versões mais saudáveis e funcionais, em que os ingredientes mais calóricos, os com glúten e lactose são substituídos por outros.

Para inspirar você a ter novas ideias de produtos e continuar surpreendendo seus clientes, hoje vamos falar sobre alguns ingredientes que podem ser usados em substituição a outros mais tradicionais, que vão deixar suas receitas bem diferentes, porém saborosas da mesma forma.

Lembre-se que estes produtos ainda são novidade para muitas pessoas. Mesmo aqueles que precisam consumi-los por questão de saúde, precisam conhecer, saborear e acostumar.

Então você precisa tê-los como um novo opcional na sua tabela de produtos, começando devagar, fazendo testes para conferir a textura e o sabor que irão resultar.

 

Farinhas

Antigamente a farinha de trigo reinava nas cozinhas, fossem caseiras ou industriais. Por isso, somos acostumados com sua utilização padrão e o sabor e textura que confere às receitas.

Mas hoje em dia temos uma grande variedade de farinhas integrais, de arroz, aveia, banana, amêndoa, coco, berinjela, centeio, chia, linhaça, quinoa e tantas outras. Algumas podem ser usadas em substituição à farinha de trigo ou em conjunto, para manter a consistência da massa. É preciso fazer testes e usar a criatividade para formar seu novo cardápio de produtos.

 

Produtos sem glúten e sem lactose

Não pense na dificuldade em fazer doces e salgados sem glúten e sem lactose. Há no mercado opções para que todos os ingredientes de suas receitas sejam isentos desta proteína e deste açúcar.

Da farinha ao chocolate, você pode fazer pães, bolos, cupcakes, brownies, docinhos, sobremesas, muffins e o que mais puder imaginar para agradar o público que não come glúten ou lactose, e que cada vez mais cresce no mercado. 

 

Alfarroba

A alfarroba é uma planta selvagem que produz uma vagem que se parece com o feijão, mas com a cor do chocolate. O sabor é adocicado e, para utilizá-la, é transformada em farinha, o que faz desta uma ótima opção para substituir o chocolate e o cacau em diversas receitas.

Cada vez mais, a alfarroba é vista como a melhor substituta do chocolate, até mesmo para pessoas alérgicas ao cacau. E por sua farinha não conter glúten, é mais uma opção para celíacos.

 

Frutos oleaginosos

Eles já são bastante típicos na confeitaria, mas podem ter seu uso mais acentuado e priorizado nas receitas funcionais. Ao grupo dos frutos oleaginosos estão as castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, pinhões, macadâmias e pistaches. O amendoim não entra neste grupo, pois ele é uma leguminosa.

Os frutos oleaginosos possuem uma maior quantidade de calorias, mas suas gorduras naturais não prejudicam o organismo como as gorduras industrializadas. Seu sabor e textura são ótimos para utilizar na cozinha, pois incorporam muito bem, tanto com receitas doces quanto salgadas.

 

Nas lojas Padeirito de Curitiba/PR e Blumenau/SC, você encontra alguns destes produtos com alta qualidade, pois trabalhamos com as melhores marcas do mercado. Confira também nossa agenda de cursos e aprenda a fazer as receitas funcionais com profissionais do ramo. Venha conferir, participar e produzir opções ainda mais inovadoras e atrativas para seus clientes!


Tags: padeirito, saúde