Ovo de corte: aposte nessa novidade

Chegou o ovo de corte! Esse ovo surgiu na Páscoa do ano passado, e é mais uma opção para lucrar.

Por: Padeirito

Já falamos aqui no blog sobre as tendências de chocolates para este ano apresentadas no Salão de Páscoa 2018, que aconteceu em janeiro. Se você não soube, clique aqui.

Hoje vamos ensinar você a fazer uma dessas tendências. Depois do ovo trufado e do ovo de colher, chegou o ovo de corte! Esse ovo já tinha dado as caras na Páscoa do ano passado, mas é agora que você vai lucrar com ele.

O ovo de corte a princípio parece um ovo de colher, mas a diferença é que o recheio precisa ser mais denso para poder cortar e ficar com a textura perfeita, sem quebrar a casca e sem escorrer o recheio.

Mas como fazer esse recheio para que fique em ponto de corte? Bem, aqui embaixo está uma receita especial de palha italiana que compartilhamos do canal Doces Conte. As bolachas, o chocolate e o leite em pó são os segredos da textura. Confira e comece a fazer seus testes, já que é possível adaptar cada receita para o sabor que você desejar:

 

Casquinha de Chocolate

Para começar, diferente do que pode parecer, uma casquinha de chocolate muito grossa é maior chance de quebrar. Então, faça uma casquinha fina, usando as formas e chocolates de alta qualidade que você garante nas lojas Padeirito de Blumenau/SC e Curitiba/PR.

A dica é: se você costuma utilizar as formas de 3 partes da BWB com o silicone no meio, utilize só a parte de cima. Ou utilize uma forma simples.

1 - Depois de derreter e temperar o chocolate (ou a cobertura fracionada) coloque na forma espalhando bem em uma camada fina. Deixe escorrer bastante, raspe as bordas para ficar com bom acabamento.

2 - Coloque a forma com o chocolate virada sobre um papel manteiga em uma tábua e leve para a geladeira por apenas 5 minutos. Depois desse tempo, tire a forma da geladeira e faça uma nova camada fina de chocolate por cima da que já está na forma. Repita o processo de escorrer e da geladeira e fique de olho para tirar quando o chocolate soltar da forma sozinho.

3 - Com a casquinha desenformada, deixe-a descansar em temperatura ambiente (se não estiver muito quente) enquanto prepara o recheio.

 

Recheio de Palha Italiana

Ingredientes:

395g de leite condensado

20g de manteiga sem sal

80g de creme de leite

300g de chocolate branco puro (não use fracionado)

50g de leite em pó

200g de bolacha Maisena quebrada em 3 partes

 

Modo de preparo:

1 - Coloque na sua derretedeira (tenha essa facilitadora na sua vida!) o leite condensado, a manteiga e o creme de leite. Misture e leve ao micro-ondas por 1 minuto (se for uma derretedeira de micro-ondas).

2 - Retire do micro-ondas, mexa e volte ao micro-ondas por mais 1 minuto. Tire, mexa novamente e coloque mais 30 segundos. Tire, mexa de novo e coloque mais 30 segundos. Ainda vai parecer que não deu o ponto de brigadeiro e é assim mesmo.

3 - Passados esses últimos 30 segundos, misture o chocolate branco picado e mexa que ele vai derreter completamente com o calor do leite condensado.

4 - Depois que tiver uma misture bem homogênea, misture o leite em pó e volte a mexer até incorporar por completo. Agora a textura estará mais encorpada. Tampe e deixe descansar por 3 horas. Passado esse tempo, o chocolate terá deixado a mistura bem densa, com aquele leve casquinha por cima.

5 - Misture as bolachas Maisena quebradas em 3 partes aos poucos ao brigadeiro. Bem misturado, está pronto seu recheio.

Ele pode ser transformado em chocolate ao leite, meio amargo, com outras bolachas ou sem bolacha, como você quiser. Neste caso sem bolachas adicione mais chocolate (até 400g por lata de leite condensado) para manter a consistência e o recheio não escorrer quando você cortar o ovo.

 

Montagem:

Para facilitar o recheio da casquinha, coloque ela novamente dentro da forma. Coloque o recheio em todo o interior da casquinha. Se quiser, pode alternar com outro recheio, de ganache, por exemplo.

Para que o recheio não fique à mostra, cubra com mais uma camada fina de chocolate derretido e raspe as bordas para dar o acabamento e ficar bem selado.

Leve para a geladeira por cerca de 3 horas. Depois que estiver tudo bem geladinho e consistente o ovo pode ser mantido em temperatura ambiente por até 10 dias sem cortar. Depois do corte é bom manter na geladeira porque o recheio vai amolecer.

Agora é só usar a criatividade com as opções de recheio, embalagens e fazer as contas para dar um preço justo. Seu ovo terá cerca de 450-500 gramas.     


Tags: padeirito, páscoa