Como escolher a batedeira ideal para suas receitas

Toda confeiteira precisa de uma boa batedeira, concorda? Veja algumas dicas práticas para escolher a batedeira perfeita para suas necessidades.

Por: Padeirito

As batedeiras são essenciais na cozinha de toda confeiteira. Se você trabalha em casa ou possui um pequeno negócio de confeitaria, estas dicas são para você. Principalmente se estiver no começo da profissão e ainda não comprou os equipamentos que são seu sonho de consumo.

 

Valorize sua batedeira simples!

Antes de tudo, se você ainda está no começo da profissão e não pode comprar a melhor batedeira do mercado, não se preocupe. Mesmo que você tenha a mais simples de todas, use ela enquanto economiza para investir em uma nova e melhor.

Apenas com o tempo e a experiência é que você vai perceber qual a melhor batedeira para o seu trabalho. Portanto, valorize sua batedeira simples.

 

Dicas para escolher a batedeira ideal

 

Bowl

O bowl é a bacia onde ficam os ingredientes a serem batidos. Se você ainda não tiver uma batedeira com bowl de vidro ou inox (metal), planeje fazer um investimento para isso.

O bowl de plástico não é o ideal a utilizar principalmente por causa da higiene. Você sabe que o plástico é difícil de limpar, fica mais engordurado e isso pode afetar a qualidade das suas receitas.

Outra razão é que enquanto a batedeira trabalha, o batedor de arame bate nas laterais da bacia. Com o tempo, ele cria vincos na bacia de plástico, que podem se transformar em colônias de bactérias.

Por fim, o bowl de metal também tem a vantagem de poder ficar em banho-maria para quando você precisar aquecer e bater ao mesmo tempo.

 

Batedores

Pode ser que no início você tenha apenas um tipo de batedor, o mais tradicional, com várias hastes de arame. Mas vai perceber que com o tempo haverá necessidade de um batedor de pá ou leque e um de gancho.

O batedor comum é indicado para receitas leves e fofas, que precisam de ar incorporado. O de pá ou leque já não incorpora o ar, deixa as receitas mais cremosas e densas. E o de gancho é ideal para massas bem pesadas que precisam ser sovadas.

 

Portáteis

A batedeira portátil é muito útil e mais barata do que investir em uma muito mais cara e completa. Ela pode ser uma ótima opção para ter uma segunda batedeira e agilizar seu trabalho, já que poderá usá-la em diversos recipientes e você mesma conduz o batedor até o fundo ou para as laterais do recipiente, conforme for necessário.

 

As famosas batedeiras planetárias

As batedeiras planetárias são aquelas que fazem movimentos de rotação e de translação. Ou seja, o batedor gira normalmente no centro da bacia, ao mesmo tempo que gira em volta da bacia para pegar as laterais. Mas nestas, a bacia é fixa.

Elas são profissionais, potentes e ideais para receitas maiores e mais pesadas. Mas podem não ser as ideais para receitas pequenas, por causa do batedor não alcançar o fundo. Então, é sempre bom ter uma portátil por perto.

 

De modo geral, são tantos os modelos que temos à disposição no mercado, que o ideal é você ter a experiência de saber quais são as necessidades que a batedeira precisa atender para o seu trabalho. Nem sempre a mais cara vai ser a perfeita. E talvez, você tenha que manter sua guerreira simplesinha sempre por perto, pois vai te salvar quando mais precisar!


Tags: padeirito, batedeira