Receita fácil para fazer panetone e chocotone

Quer fazer deliciosos panetones ou chocotones para o Natal? Seja para a família ou para vender, essa receita fácil vai fazer sucesso!

Por: Padeirito

Quer fazer deliciosos panetones ou chocotones para o Natal? Seja para a família ou para vender, essa receita fácil vai fazer sucesso!

Existem diferentes receitas para fazer essa deliciosa iguaria natalina. Mas a opção de hoje é mais fácil e rápida.

Essa receita rende 4 panetones ou 4 chocotones. Se quiser dividir a massa para fazer os dois, renderá 2 de cada tipo.

 

- Ingredientes -

1 e ½ xícara de água morna

½ xícara de mel

1 e ½ colher de sopa de fermento biológico

Raspas de 1 laranja e raspas de 1 limão

8 ovos

1 colher de sopa de sal

1 colher de sopa de extrato de baunilha

1 colher de sopa de whisky

7 xícaras e ½ de farinha de trigo para pão (11,5% de proteína do glúten)

200g de manteiga gelada sem sal em cubos pequenos

2 xícaras de frutas cristalizadas ou 2 xícaras de gotas de chocolate

 

- Modo de fazer –

1 - Prepare sua batedeira na bancada utilizando o gancho para sovar.

2 - Coloque os ingredientes na batedeira, na ordem citada acima, até chegar no whisky. Vá misturando com uma colher, conforme coloca cada ingrediente.

3 - Depois de misturar tudo com uma colher até chegar no whisky, é hora de ligar a batedeira em velocidade média e ir acrescentando aos poucos as xícaras de trigo. Coloque uma xícara, deixe misturar um pouco e coloque a próxima.

4 - Quando todo o trigo estiver misturado na batedeira, você verá uma massa mais dura, que solta do fundo.

5 - Aumente a velocidade para o máximo e deixe bater por 5 minutos.

6 - Quando o tempo estiver quase acabando, acrescente os cubinhos de manteiga gelada e deixe bater mais 5 minutos. Ao final desse processo a massa estará bem molinha e lisinha.

7 - Retire a massa da batedeira, passe para uma travessa alta, pois agora a massa irá descansar na geladeira por 24 horas. É importante que seja uma travessa mais alta e não muito larga, pois a massa irá crescer.

8 - Neste momento você pode dividir a massa ao meio para fazer metade panetone e metade chocotone. Se fizer dessa forma, usará apenas 1 xícara de frutas cristalizadas e 1 xícara de gotas de chocolate para cada metade.

9 - Misture as frutas ou o chocolate à massa.

10 - Cubra com plástico filme e deixe descansar na geladeira.

11 - Depois das 24 horas passadas, retire a massa da geladeira.

12 - Unte as formas de papel para panetone (tamanho 15x10) com um pouquinho de manteiga derretida.

13 - Retire a massa da travessa e coloque na bancada enfarinhada para não grudar. Passe rapidamente a massa pela farinha. Você vai perceber que a massa estará mais dura e mais fácil de manusear. Delicadamente, divida a massa em duas bolas menores, sem pressionar.

14 - Coloque as bolas menores em cada forma. Elas estarão ocupando apenas o fundo da forma, menos da metade da altura da forma.

15 - Com as massas nas forminhas, cubra com um pano limpo e deixe crescer. O tempo de espera vai depender do clima. Se estiver quente, pode levar cerca de 1 hora e meia. Se estiver mais frio, pode levar o dobro. Fique de olho, pois a massa deverá crescer até o topo da forma.

16 - Depois que a massa tiver crescido até o topo da forma, pincele delicadamente o topo de cada uma com um pouco de ovo batido com uma pitadinha de sal.

17 - Com uma faca bem afiada ou uma lâmina, para não pressionar a massa, faça um X em cima de cada uma.

18 - Depois pode polvilhar um pouco de açúcar de confeiteiro e castanhas laminadas para decorar. Por fim, coloque ao centro de cada massa um quadradinho de manteiga gelada.

19 - Leve as massas ao forno pré-aquecido a 200 graus. Dependendo da potência do seu forno, poderá levar de 50 minutos a 1 hora e 20 minutos.

20 - Passado esse tempo, e com a massa douradinha, desligue o forno e deixe-o entreaberto, sem retirar os panetones para não levarem choque térmico e acabarem reduzindo de tamanho.

21 - Depois de alguns minutos, retire os panetones do forno, espete dois palitos de churrasco na base, sentido horizontal, e apoie numa refratária alta, com o objetivo de deixá-los esfriarem de cabeça para baixo.

Depois que estiverem completamente frios, estão prontos para saborear. Você ainda pode derreter um chocolate e fazer uma linda cobertura para finalizar.

 

Gostaram da receita? Agora é só fazer a sua e aprimorar até que fique perfeita! Seus panetones e chocotones podem ser mais uma opção para uma renda extra nesse fim de ano.


Tags: padeirito, panetone