Alfajor e pão de mel no pote

Nosso fornecedor Harald ensina duas receitas deliciosas, uma de alfajor e outra de pão de mel no pote para você oferecer um produto diferenciado aos seus clientes.

Por: Padeirito

Alfajor e pão de mel são ótimas receitas para trabalhar na confeitaria. Eles são produtos versáteis que entram para encomendas de diversos tipos de eventos e em todas as épocas do ano.

Hoje, a dica Padeirito é em parceria com nosso fornecedor Harald. Eles ensinam duas receitas deliciosas, uma de alfajor e outra de pão de mel no pote para você oferecer um produto diferenciado aos seus clientes.

E antes de ir para as receitas, lembrem-se que vocês podem participar de nossos cursos presencialmente, em Blumenau/SC ou Curitiba/PR. Todos os meses a nossa agenda de cursos é atualizada e repleta de opções para você se especializar e deixar seu trabalho cada vez mais profissional.

 

Receita de alfajor com chocolate TOP

Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos.

Rendimento: 20 unidades.

Variação: substitua o Top ao Leite pelo Top Branco para fazer alfajores na versão clara.

Você pode também substituir o doce de leite pela Paçoquinha Cremosa Melken.

 

Ingredientes da massa:

• 1 xícara (chá) de farinha de trigo (120 g)

• 1 xícara (chá) de amido de milho (100 g)

• 2 gemas

• ½ colher (chá) de essência de baunilha

• Raspas da casca de 1 limão

• 1 colher (sopa) de conhaque

• 200 g de Cobertura Fracionada Confeiteiro Branca derretida

 

Ingredientes do recheio:

• 150 g Cobertura e Recheio sabor Chocolate ao Leite Melken

• 200 g de doce de leite em pasta

 

Ingredientes da Cobertura:

• 400 g de Cobertura Fracionada Top ao Leite picada

 

Preparo:

Comece pela massa: misture a farinha e o amido em uma tigela grande, abra uma cova no centro e adicione os demais ingredientes. Misture tudo com as mãos, pingando um pouco de água (cerca de 2 colheres de sopa) até dar o ponto de liga.

Trabalhe a massa rapidamente com as mãos, assim você evita que ela endureça. Ela deve ficar lisa e uniforme. Abra-a com um rolo, entre dois sacos plásticos, até atingir a espessura de 4 mm.

Coloque-a sobre uma placa e leve-a para a geladeira por cerca de 20 minutos para endurecer levemente.

Retire o saco plástico que está por cima da massa e corte-a utilizando um aro de 6 cm de diâmetro. Passe a massa cortada para uma assadeira untada e enfarinhada. Repita o processo até toda a massa acabar.

Asse em forno médio previamente aquecido (180°C), por cerca de 8 minutos ou até que os biscoitinhos comecem dourar levemente nas bordas. Retire-os do forno e deixe esfriar completamente.

Faça o recheio: coloque cada um dos recheios dentro de mangas de confeitar separadas.

Pegue um biscoitinho e faça um anel em toda a lateral com o recheio de chocolate, preenchendo a parte central com o doce de leite. Cubra com outro biscoitinho e feche.

Finalize com a cobertura: derreta e banhe os alfajores no Top Ao Leite e leve-os para a geladeira por 10 minutos para secar. Retire-os do papel manteiga e embale-os individualmente.

 

Receita de pão de mel no pote

Tempo de preparo: 30 minutos.

Rendimento: 4 potes com capacidade para 250 g.

Variação: substitua o guaraná por partes iguais de rum diluído em água.

Dica: essa receita é ideal para aproveitar as aparas e sobras de massa de pão de mel tradicional.

 

Ingredientes para a ganache branca:

• 200 g de Inovare Branco picado

• ½ xícara (chá) de creme de leite (100 ml)

 

Ingredientes para a ganache escura:

• 50 g de Inovare Intenso picado

• ½ xícara (chá) de creme de leite (100 ml)

• 2 ½ xícaras (chá) de pão de mel esfarelado (200 g)

 

Ingredientes para a montagem:

• 3 colheres (sopa) de guaraná (45 ml)

• 200 g de doce de leite em pasta

• 50 g de Virutas de Chocolate ao Leite Unique

 

Preparo:

Faça as ganaches: derreta o Inovare Branco com o creme de leite em banho-maria ou no micro-ondas, em potência média, mexendo a cada minuto até virar um creme.

Para fazer a ganache escura, repita o mesmo processo. Deixe as ganaches em geladeira por pelo menos 2 horas, para ficarem mais consistentes.

Monte a sobremesa: escolha potes com tampa e esterilizados para montar o doce. No fundo de cada um, coloque uma camada de pão de mel esfarelado e a umedeça com um pouco de guaraná. Por cima, espalhe uma camada de doce de leite, uma de ganache branca e outra de escura.

Adicione mais uma camada de pão de mel e repita a ordem dos outros ingredientes. Decore com as Virutas Unique e guarde em geladeira até o momento do consumo.

 

Gostaram das receitas? Então comecem a praticar e venham compartilhar conosco qual foi o resultado! Deixem suas dúvidas e sugestões nos comentários.


Tags: alfajor, pão de mel