Truques e dicas para melhorar suas receitas

Sabe aqueles truques práticos que teriam feito muita receita ficar melhor se você soubesse antes? Veja alguns dele agora.

Por: Padeirito

Normalmente as confeiteiras mais experientes já sabem dos truques que fazem suas receitas ficarem ainda melhores. Portanto, este artigo vai ajudar principalmente às confeiteiras iniciantes. Mas se você tiver mais dicas para acrescentar e ajudar nossos leitores e leitoras, deixe nos comentários ao final do artigo, serão muito bem-vindas.

 

1 – Pré-aqueça o forno na temperatura em que a receita será assada.

2 – O bolo de chocolate ficará mais escuro se usar bicarbonato de sódio. A quantidade é pouca, mas varia conforme a receita.

3 – Não abra o forno para verificar o ponto da massa antes de ela estar assando por pelo menos 30 minutos.

4 -  Deixe sempre ¼ de forma sobrando quando colocar a massa para assar. Este é o espaço que a massa precisa para crescer.

5 – Passe os ingredientes secos por uma peneira antes de misturá-los à massa. Eles vão ficar mais soltinhos e dar uma consistência mais fofinha.

6 – As claras em neve devem sempre ser incorporadas ao final da receita, antes fermento, que é o último ingrediente. Elas devem ser misturadas na massa à mão, mexendo de baixo para cima.

7 – A medição dos ingredientes em xícaras e colheres fica mais exata se você colocá-los no recipiente sem apertar e depois passar uma faca por cima pra nivelar.

8 – Não use utensílios de madeira, como rolo de macarrão, colher de pau ou tábua. Eles absorvem o cheiro, são mais difíceis de higienizar e secar, além de serem mais suscetíveis à proliferação de fungos e bactérias.

9 – Tenha sempre estes utensílios à mão:

- Espátulas de silicone em tamanhos e ângulos diferentes para raspar potes, misturar, alisar coberturas, espalhar recheios e muito mais.

- Bowls (potinhos de plástico, alumínio ou aço) de vários tamanhos. São muito úteis para fazer misturas, tingimentos e separar ingredientes.

- Rolo de abrir massa (rolo de macarrão) feito de polietileno.

- Luvas ou pegadores de silicone para manusear coisas quentes. Esse tipo de coisa você só lembra na hora que precisa, então, não custa dar o toque.

- Ralador. É sempre útil para aquelas raspas de limão e laranja, também chocolate e queijo. No caso das raspas de limão e laranja, utilize o zester, um ralador com furinhos bem pequenos que evitam que as raspas grudem uma na outra, perdendo o efeito bonito.

- Peneiras. De preferência, de dois tamanhos. A dica 5 explicou sua necessidade.

- Fouet (batedor de arame) é aquele utensílio para misturar ingredientes à mão. Como ele possui vários arames intercalados, a massa mistura melhor porque passa por dentro deles, que também deixa a receita mais leve.

- Facas afiadas de diferentes tamanhos. Elas precisam estar sempre à mão e prontas para qualquer uso. E olha que são muito usadas, então deixe-as, de preferência, numa régua de parede, pois sem encostar uma na outra preserva melhor o fio.

- Diferentes tamanhos e modelos de forma, dentro do que você se propõe a fazer, claro. Não precisa comprar formas que você nem sabe para que servem, mas é bom ter mais modelos e tamanhos para variar suas possibilidades.

 

E então, gostou das dicas? Sabe de mais algumas e gostaria de compartilhar conosco? Deixe nos comentários abaixo. E se você mora perto de uma das lojas da Padeirito, em Blumenau/SC ou Curitiba/PR, e quiser aprender muito mais, fique de olho na nossa agenda de cursos. Esperamos por você! 


Tags: padeirito, confeitaria