Por que meu pudim ficou mole?

Conheça os erros comuns na hora de preparar essa sobremesa tradicional nas casas dos brasileiros

Por: Job Space

Chegou a hora de preparar a sobremesa! Logo você pensa no pudim, o clássico dos clássicos. Pega uma receita, separa os ingredientes, segue o passo a passo certinho, assa o pudim e, na hora de desenformar, tchum, ele ficou mole! A decepção é grande, mas não precisa ficar triste, vamos te passar algumas dicas que vão ajudar você a superar esse desafio de fazer a sobremesa perfeita.

1- Observar bem o tempo de preparo é essencial

Respeitar o tempo de cozimento do pudim é uma das nossas principais dicas. Se você tirá-lo do forno antes do tempo, a sobremesa não ficará firme, mesmo depois de passar horas na geladeira. É preciso ter paciência! 

Se você não souber ao certo se é hora ou não de tirar o pudim do forno, nossa sugestão é colocar o famoso palito: se o palito sair sujo de massa, então o doce deve ficar mais um tempo assando. Se o palito sair limpo, é hora de tirar o pudim.

2- Asse em banho-maria

O banho-maria assusta muitos doceiros de primeira viagem, mas não se preocupe, esse processo vai, na verdade, te ajudar a fazer o pudim perfeito! Assando o pudim em banho-maria por cerca de 1 hora e 30 minutos, ele cozinha de forma controlada e gradual e atinge a textura ideal para ir à geladeira depois.

3- Muito cuidado na hora de desenformar

Repetimos aqui uma dica importantíssima: novamente, é preciso ter paciência! Depois de tirar do forno e deixar esfriar, você precisa colocar o pudim na geladeira para completar o seu processo de firmeza. Geralmente esse tempo é de 6 horas. Só então você poderá desenformar a sobremesa.

Nunca desenforme o pudim ainda quente, pois ele não adquiriu a textura de corte e não estará firme e pronto para ir à mesa. 

Outra sugestão é aquecer o fundo da forma - bem rapidamente - na chama do fogão ou em banho-maria. Isso ajuda no processo de passar o pudim da forma para a travessa ou prato.

Viu só que legal essas dicas para preparar a sobremesa perfeita? Chega de pudim mole! Siga nossas sugestões e depois nos conte pelas nossas redes sociais se deu tudo certo! 

Facebook: www.facebook.com/PadeiritoPR

Instagram: @padeirito.cwb

 


Tags: receita, dicas, pudim, so