Conheça o Pretzel, receita popular na Alemanha

Aprenda a preparar essa delícia que conquistou o mundo!

Por: Job Space

De origem desconhecida, o Pretzel é um pão em formato de nó, que une o melhor das massas de bolacha, biscoito e pão em uma só receita. Popular na região Sul da Alemanha, o preparo conquistou o mundo e agrada por sua versatilidade de sabores, que permite diversas opções de coberturas, doces e salgadas, como gergelim, sal grosso, manteiga, chocolate, açúcar e canela e glacês.  

Confira agora a receita que a Padeirito separou para você e bom apetite! 

Pretzel 

Ingredientes 

  • 2 colheres de chá de açúcar 

  • 2 e 1/4 xícaras de farinha de trigo 

  • 1/2 xícara de leite morno 

  • 1/2 xícara de água morna 

  • 3 colheres de sopa de manteiga derretida 

  • 2 colheres de chá de fermento biológico seco 

  • 1/4 colher de chá de sal 

 Ingredientes Pretzel Bath (Banho de água) 

  • 4 xícaras de água 

  • 3 colheres de chá de bicarbonato de sódio 

  • 1 colher de chá de sal
     

Modo de Preparo 

1.Em uma tigela, adicione a água e o leite mornos. Acrescente o açúcar e mexa bem. Em seguida, junte o fermento, misturando com uma colher. Cubra a mistura com um pano por 10 minutos e deixe descansar.

2.Acrescente na mistura a manteiga derretida, duas xícaras de farinha de trigo e o sal. Misture até os ingredientes incorporarem. 

3.Cubra uma superfície lisa com farinha e sove a massa por 10 minutos. Caso a massa esteja grudenta, adicione mais farinha. Em seguida, adicione um pouco de óleo ou azeite na tigela e transfira a massa para lá. Cubra novamente a massa e deixe descansar por 1 hora, preferencialmente em um local quente, até dobrar de tamanho. 

4.Após o descanso da massa, amasse-a para tirar o ar. Reposicione a massa na superfície lisa e a corte em 5 pedaços iguais. Modele cada Pretzel. A dica é enrolar a massa até atingir um formato cilíndrico, de mais ou menos 40 cm. Em seguida, modelar o preparo, passando água nas pontas. 

5. Em uma panela grande, prepare o banho, adicionando inicialmente a água. Quando atingir o ponto de fervura, diminua o fogo e adicione o sal e o bicarbonato. Preste atenção para evitar acidentes, pois o bicarbonato fará a água subir. Em seguida, adicione os Pretzels na água, um de cada vez, e ferva por 20 segundos, virando-os na metade do tempo.  

6.Escorra bem cada Pretzel e coloque-os em uma assadeira untada com farinha de trigo. Escolha se sua receita será doce ou salgada e salpique sal ou açúcar, conforme preferência, enquanto as massas ainda estiverem úmidas. 

7.Em um forno preaquecido a 250°C, asse os Pretzels por 8 a 10 minutos ou até que estejam dourados. Quando estiverem prontos, adicione a cobertura da sua preferência. Aproveite para usar a imaginação e caprichar na escolha!  

Gostou da receita que nós separamos para você? Então aproveite para acessar a loja da Padeirito e encontre tudo que precisa para seus preparos favoritos! 

 


Tags: Padeirito, dicas, receita